A Alcatel-Lucent Enterprise chama a atenção para fraudes nos sistemas de comunição. Segundo a empresa, a invasão de PBX é um grande negócio para os fraudadores, com perdas estimadas para a região em US$ 4.400 milhões de dólares, de acordo com a Communications Fraud Control Association. Esse tipo de fraude não discrimina o tamanho das empresas e os custos para as companhias podem ser substanciais.
A fraude telefônica é um método cada vez mais usado por criminosos organizados que perceberam que, enquanto as empresas muitas vezes se apressam em proteger suas redes e PCs contra ataques sofisticados, as soluções de comunicação revelam-se um alvo fácil. As organizações frequentemente só percebem que se tornaram vítimas quando recebem a fatura.
Segundo a Alcatel-Lucent Enterprise, existem alguns indicadores-chave a considerar quando a empresa está sendo hackeada como um grande volume de chamadas para números internacionais de um mesmo ramal; um pico de chamadas de longa distância fora do horário comercial; ou um alerta da operadora de telefonia que mostra várias chamadas curtas para um número com tarifa superior.
Além disso, sistemas antigos ou de geração passada, políticas de segurança obsoletas e negligência na configuração são alguns fatores que colocam o negócio em risco. “Não basta se preocupar em redução de custos com chamadas entre diferentes localidades ou disponibilizando mobilidade para seus funcionários através da internet sem se preocupar com segurança”, diz Marcos Antonio Silva, gerente de negócios de comunicação para América Latina e Caribe da Alcatel- Lucent Enterprise.
“Se o sistema de comunicação corporativa não estiver blindado, custos com invasões e uso inapropriado podem ser infinitamente maiores se comparados com os valores de economia com chamadas telefônicas. Outro valor imensurável de perda está associado em informações confidenciais que os hackers podem obter de uma empresa, portanto é necessário ter diversas camadas de proteção e seguir as melhores práticas de proteção”, completa.
Controle
Em resposta a essa ameaça crescente, a Alcatel-Lucent Enterprise criou um serviço de Auditoria de Prevenção de chamadas para auxiliar as empresas a adotarem melhores práticas e mecanismos de proteção para evitar muitas ocorrências de fraude telefônica.
A empresa tem um programa de prevenção para suas soluções já instaladas e para seus novos projetos, no qual propõe fazer uma análise técnica da instalação para identificar os pontos vulneráveis do sistema e poder implantar e aumentar a segurança para evitar ataques, acesso aos servidores e manipulação na configuração do sistema instalado.
FONTE: RISK REPORT